É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.03 ![]()
Um paciente com três meses de vida foi levado por sua mãe à consulta de puericultura. O paciente nasceu a termo, adequado para a idade gestacional e está em aleitamento materno exclusivo. A mãe não apresenta queixas. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa CORRETA segundo as recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Pediatria:
A. A mãe deve manter sua alimentação habitual, mesmo que haja consumo exagerado de algum tipo de nutriente. O contrário (dietas restritivas) é que poderia trazer algum prejuízo ao lactente
INCORRETO: A dieta materna precisa evitar alguns alimentos que possam causar alergias ou intolerância na criança
B. Nos dias muito quentes, deve‐se oferecer água filtrada ao lactente, por meio de um “copinho” ou de uma “colher”, para não prejudicar o aleitamento materno
INCORRETO : Nesta idade não há necessidade de água se a criança é mantida em alimentação natural correta
C. A partir dessa consulta, deve‐se iniciar a suplementação de ferro para o lactente
CORRETO : A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda início da suplementação de ferro começando com 3 meses de idade, especialmente para aqueles lactentes em amamentação natural.
D. A suplementação de vitamina D na dose de 600 UI/dia deve ser introduzida assim que forem introduzidos outros alimentos na dieta do lactente
INCORRETO : Não há necessidade de suplementação de vitamina D no Brasil
E. O aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade, entretanto, se for possível manter o aleitamento exclusivo até o 6.º mês de vida, a substituição pelo leite de vaca integral a partir desse momento é aceitável.
INCORRETO : NUNCA leite de vaca antes de 1 ano de idade e mesmo assim tem que evitar quanto mais possível. O aleitamento é recomendado a ser EXCLUSIVO até 6 meses de idade e depois pode ser diverisificado.
Gabarito: C
RATING: 3.06 ![]()
A colangite aguda é a inflamação aguda dos canais que conduzem a bile. Isso inclui desde os mais finos, dentro do fígado ao mais calibroso, o colédoco, que recebe toda a bile produzida no fígado e aquela já acumulada na vesícula. A sintomatologia dessa moléstia hoje é descrita como 'pentade de Reynolds'.
Quais são os cinco elementos fundamentais dessa descrição?
Responda ás questões a seguir:
1) Conforme a escala de Glasgow essa criança vai precisar de via aérea artificial? Justifique. - 0,08 pontos
2) Quais são as medidas corretivas imediatas desse atendimento, que já deveriam ser feitas no lugar do atropelamento? - 0,14 pontos
3) Salientando que o foco principal do impacto foi o tórax, qual é o sinal mais preocupante e qual é a suspeita clínica? - 0,14 pontos
4) A investigação radiológica evidenciou: contusão pulmonar; pneumotórax à direita; fratura de costelas à direita e fratura de clavícula à direita. Qual é a conduta? 0,14 pontos
1) Conforme a escala de Glasgow essa criança vai precisar de via aérea artificial? Justifique.
Não (0,02 p). O escore de Glasgow dessa criança neste momento é de 13 (0,02 p) – ou seja bem longe de 8, que seria a indicação para intubação (0,02 p), além disto, não apresenta nenhum sinal de insuficiência respiratória aguda atual ou iminente (0,02 p)
2) Quais são as medidas corretivas imediatas desse atendimento, que já deveriam ser feitas no lugar do atropelamento?
O pescoço da criança deve permanecer em posição neutra (0,02 p) e não pode ser hiperestendido (0,02 p). A via aérea deve ser mantida totalmente permeável (0,02 p), enquanto a coluna cervical é imobilizada em posição neutra (0,02 p). Tração e movimento do pescoço devem ser evitados (0,02 p) após manutenção da via aérea e estabilização da coluna cervical (0,02 p). Um colar semi-rígido deve ser aplicado. (0,02 p)
3) Salientando que o foco principal do impacto foi o tórax, qual é o sinal mais preocupante e qual é a suspeita clínica?
O sinal mais preocupante – a criança está taquipneica (0,02 p), embora o MV está audível e a saturação boa.
A contusão pulmonar (0,02 p)deve ser suspeitada em qualquer criança com trauma torácico contuso (0,02 p) que apresente dor no peito , dificuldade para respirar ou hipoxia inexplicada (0,02 p).
Fraturas de costela (0,02 p), assim como equimose na parede torácica devem aumentar ainda mais a suspeita de lesão no parênquima subjacente.
Pneumotórax (0,02 p) ou hemotórax (0,02 p) devem ser suspeitados em qualquer criança com histórico de trauma torácico que apresente dor no peito, falta de ar, dificuldade respiratória, hipóxia ou evidência de choque.
Todos os pacientes com um mecanismo de lesão torácica devem ser submetidos rapidamente a uma avaliação radiológica com raio-X de tórax
4) A investigação radiológica evidenciou: contusão pulmonar; pneumotórax à direita; fratura de costelas à direita e fratura de clavícula à direita. Qual é a conduta?
Atendimento de criança com trauma torácica:
suporte ventilatório não invasivo (0,02 p)
hidratação venosa (0,02 p)
analgesia de suporte (0,02 p)
curativo nas escoriações (0,02 p)
tipóia devido a fratura da clavícula (0,02 p)
colher Gasometria; Proteína C Reativa; Hemocultura; Hemograma (0,02 p)
transferir para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica (0,02 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.