M  I  S  O  D  O  R

PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO PARA PROVAS DE MEDICINA
EXCELENTE PARA TREINAR PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA MÉDICO
(BIBLIOGRAFIA E SIMULADOR INTELIGENTE DE PROVA!)
                  


"HALL OF FAME" - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS NOSSOS CAMPEÕES CLICANDO AQUI

CLIQUE E ESTUDE AGORA MESMO!!
O AFOGAMENTO (ÁREA DE PEDIATRIA)


Os meninos entre 5 e 14 anos de idade têm o afogamento como a primeira causa de morte; as meninas o têm como a quinta causa.
No Brasil, as crianças entre 5 e 14 anos de idade têm o afogamento como segunda causa de morte. Considerando-se todas as idades, o afogamento é a terceira causa de morte externa. No Brasil, há uma média de 7.210 mortes por afogamento ao ano (5,2/100 mil habitantes) e as causas são diversas: ingestão de álcool (37%), convulsões (18%), traumas (incluindo acidentes com barcos) (16,3%), doença cardiopulmonar (14,1%), mergulho em apneia e mergulho autônomo (Scuba) (3,7%), mergulho resultando em lesão cervical ou traumatismo craniano e outras causas (homicídio, suicídio, síncope, cãibras ou síndrome de imersão) (11,6%). É importante identificar o perfil das causas determinantes dos casos de afogamento, pois essa identificação pode o orientar quanto a métodos específicos de resgate e ressuscitação. Os locais de ocorrência mais comuns são piscinas, banheiras, praias, rios e lagos, com maior frequência em fins de semana.
Definido como dano respiratório causado por submersão ou imersão em líquido não corporal com presença de interface ar/água nas vias aéreas da vítima e consequente impedimento da respiração.
Afogamento (drowning) é definido como resultado de asfixia por imersão ou submersão em qualquer meio líquido, provocado pela entrada de água em vias aéreas, dificultando parcialmente ou por completo a ventilação ou a troca de oxigênio com o ar atmosférico.

usuario: senha:



ME CADASTRE  !
                              NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

OPÁ! DESAFÍO!


FAÇA O LOGIN, ACERTE 8 DE 10 QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA
E DESBLOQUEIE SEU TICKET GRATÚITO DE 7 DIAS!
OBJETIVA: (649664 votos)..........83.16% das questões objetivas receberam votos.
A leucemia mielogênica cronica foi o primeiro subgrupo leucêmico para o qual foi descoberto um marcador cromossomial (o cromossomo Filadélfia). Este cromossomo representa, de fato:
A. uma duplicação de centríolos na proximidade do núcleo
B. microtúbulos localizados no citoplasma que indicam uma capacidade morbida do leucócito
C. um indicador de interfase defeituosa dos leucócitos circulantes
D. um defeito de síntese conformacional das histonas
E. uma fusão de fragmentos cromossomiais

  RATING: 3.12

A leucemia mielogênica cronica foi o primeiro subgrupo leucêmico para o qual foi descoberto um marcador cromossomial (o cromossomo Filadélfia). Este cromossomo representa, de fato:

A. uma duplicação de centríolos na proximidade do núcleo
INCORRETO: a duplicação de centríolos, além de iniciar a produção de glicólise, vai formar um aparelho com importante participação durante a divisão celular, denominado fuso mitótico, ou fuso cariocinético. A célula completa o crescimento e está preparada para a mitose.
B. microtúbulos localizados no citoplasma que indicam uma capacidade morbida do leucócito
INCORRETO : Centríolos são feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes, ausentes em procariontes e nas angiospermas (plantas com frutos). Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente.
C. um indicador de interfase defeituosa dos leucócitos circulantes
INCORRETO : A intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula diminui o seu volume, tamanho e número de organelas. É erroneamente considerado como o 'descanso' da célula, já que é a fase em que a célula cumpre suas atividades vitais e reúne condições para se dividir e originar células-filhas.
D. um defeito de síntese conformacional das histonas
INCORRETO : as histonas são as principais proteínas que compõem a cromatina. Atuam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. São encontradas no núcleo das células eucarióticas. As histonas das Archaea são semelhantes às histonas percursoras nos eucariotas.
E. uma fusão de fragmentos cromossomiais
CORRETO : O cromossomo Filadélfia é causado pela fusão de fragmentos dos cromossomos 22 e 9 e resulta na expressão de uma proteína oncogênica quimérica anormal chamada p210.- caracteriza-se por uma substituição progressiva dos elementos diplóicos normais da medula óssea por células mielóides neoplásicas de aparência madura.

Gabarito:  E

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.12)

DISCURSIVA: (133462 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
I. Quais são as patologias que podem complicar frequentemente com síndrome hepato-renal?(0,1875 pontos)
II. Quais são os aspectos fisiopatológicos que caracterizam a síndrome hepato-renal? (0,3125 pontos)

RATING: 3.16

I. Quais são as patologias que podem complicar frequentemente com síndrome hepato-renal?(0,1875 pontos)
II. Quais são os aspectos fisiopatológicos que caracterizam a síndrome hepato-renal? (0,3125 pontos)

I. Quais são as patologias que podem complicar frequentemente com síndrome hepato-renal?
Cirrose (0,0625 p), insuficiência hepática (0,0625 p) e hipertensão portal. (0,0625 p)

II. Quais são os aspectos fisiopatológicos que caracterizam a síndrome hepato-renal?
Caracteriza-se por vasoconstrição renal (0,0625 p), redução da perfusão renal (0,0625 p) com baixa taxa de filtração glomerular (TFG) (0,0625 p) e intensa redução da capacidade renal de excretar sódio e água livre (0,0625 p), na ausência de lesões histológicas renais significativas (0,0625 p).

FONTE:
Carlos Antônio Rodrigues Terra Filho - Professor Associado da Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro - Síndrome hepatorrenal

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.16)

CASO CLINICO: (148841 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Paciente do sexo masculino, 3 anos de idade, sem histórico de internações prévias e com a vacinação em dia.
A mãe da criança procurou auxílio médico no Pronto-Socorro, queixando-se de “dor de garganta há uma semana”. Dizia que a criança iniciará quadro de febre intermitente medida (38,5º C) e dor ao deglutir há cerca de 7 dias, período em que fizera uso de dipirona para controle sintomático. Há 5 dias iniciara uso de diclofenaco, sem obtenção de melhora. Há 2 dias havia iniciado edema de face (inclusive com dificuldade de abertura dos olhos) e hematúria macroscópica.
A criança apresentava ao exame clínico taquicardia, dispneia, febre (39,0ºC), edema palpebral bilateral, hidratação adequada, orofaringe com placas purulentas em lojas amigdalianas e palato mole. O fígado era palpável a cerca de 6 centímetros do rebordo costal, apresentando-se indolor. Havia a presença de murmúrio vesicular fisiologicamente distribuído com estertores bolhosos em base pulmonar. Laboratório: Hemograma: série vermelha: eritrócitos 3.500.000/mm3, hemoglobina 9,70g/dl, hematócrito 28%, VCM 73 fl, leve microcitose; série branca: leucócitos 10.300/mm3 (2 – 2 – 47 – 40 – 5 – 0 – 2 – 0 – 2), vários neutrófilos apresentando granulações tóxicas finas, plaquetas: 184.000/mmmm3 (adequadas em lâmina).
A gasometria arterial apresentou: pH 7,31, pCO2 22,7 mmHg, pO2 54 mmHg, HCO3 11,4 mEq/l, CO2 total 12,1 mEq/l, Be 12,9 mEq/l, Sat O2 85,6%. Os eletrólitos mostraram: creatinina 1,1, uréia: 82, potássio 4,3, sódio 138. A urina I constatou-se turva, com pH 5,0, proteínas presentes, leucócitos 125.000/ml, eritrócitos 4.000/ml, Células 10.000/ml. A urocultura foi negativa com 24 horas de incubação.
1) Qual a principal suspeita diagnostica nesse caso? ......0,3 pontos
2) Utilizando os dados da gasometria, que tipo de distúrbio eletrolítico a criança apresenta? .........0,1 pontos
3) A criança apresenta critérios de gravidade? ..............0,1 pontos.


RATING: 3.96

1) Amigdalite Aguda (0,1 p), Glomerulonefrite Difusa Aguda (GNDA)(0,1 p) e Pielonefrite (0,1 p).
2) Seguindo o algarismo antigo:
a) Normalmente, o pH do sangue e de 7,42, precisamente um intervalo de tolerância entre 7,38 e 7,42. Se o pH do sangue for < 7,38 temos uma acidemia. Se o pH do sangue for maior que 7,42 temos uma alcalemia. No caso acima, pH=7,31 ----> acidose.
b) É acidose metabólica ou respiratória? Usando os valores do bicarbonato sérico - se a mudança for predominantemente no bicarbonato, então provavelmente que o distúrbio e metabólico. isto e, o bicarbonato vai ser menor que 22. No caso, há uma baixa concentração de HCO3 mas também no pCO2. Ou seja, definição mais correta: ACIDEMIA por ACIDOSE METABÓLICA. E, como o organismo tenta compensar a acidemia diminuindo o CO2, eventualmente através da hiperventilação, o valor do mesmo é bem baixo. ANION GAP = 12.9 Como podemos ver o anion GAP é levemente acima de 12 mEq. E pCO2 esperado - pCO2 esp = 1,5 x Bic + 8 +/-2 = 1,5 x 11,4 + 8 +/- 2 = 17,1 + 8 +/- 2 = 23 - 27 mmHg.

Ou seja, é uma acidose metabólica pura. 0,1 p

3) A acidose metabólica já é um dos critérios de gravidade. Além disto, a saturação de O2 baixa e a PaO2 baixa indica iminência de insuficiência respiratória. Hepatomegalia e outro (6 cm abaixo da borda? Algo está errado!). A creatinina alta e a ureia alta também indicam comprometimento da função renal. Essa criança precisa ser encaminhada já para UTI pediátrica.

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.96)


2305 USUARIOS INSCRITOS
751 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES

247 TENTATIVAS, 0 CONTESTAÇÕES

739 RECADOS DOS VISITANTES


NOSSO BANCO DE PROVAS TEM: 11769 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:
3365 DE CLINICA,
4266 DE PEDIATRIA,
1962 DE CIRURGIA,
1156 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA,
770 DE SAUDE PUBLICA

141 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 166 CASOS CLINICOS

 Contato: e-mail misodor@yahoo.com ou whatsapp 16 99794-3689  


A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É SEMPRE O NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2024.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.