É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.05 ![]()
São fatores de risco para o TDAH, EXCETO:
A. História familiar de TDAH
CORRETO: A história familiar de TDAH ou outros problemas de saúde mental podem aumentar o risco para o TDAH. Estudos demonstram que aproximadamente 75% dos sintomas de TDAH são determinados geneticamente.
B. Complicações obstétricas
CORRETO : veja o comentario da alternativa indicada pelo gabarito correto
C. Gestação não planejada
INCORRETO : A causa exata do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é desconhecida, embora muitos estudos sugiram que tenha uma base neurológica muito forte. Ou seja, o TDAH é provavelmente causado pela forma como substâncias químicas do cérebro (neurotransmissores como a dopamina) interagem no organismo. Visto que a atividade dos neurotransmissores é determinada principalmente pela genética, parece ser evidente que a hereditariedade desempenha um papel significativo no TDAH. No entanto, como os genes envolvidos parecem atingir uma ampla gama de funções cerebrais, cientistas acreditam que o TDAH seja uma característica genética complexa, provavelmente resultante de uma combinação diversificada de fatores genéticos e ambientais.
D. Exposição intraútero ao tabaco
CORRETO : A pesquisa demonstra que o uso de cigarro, álcool ou outras drogas por gestantes pode aumentar o risco para o TDAH.
E. Prematuridade.
CORRETO : Estudos demonstram que crianças nascidas prematuramente apresentam um risco significativamente mais elevado para o TDAH.
Gabarito: C
RATING: 2.91 ![]()
FONTE:
1) Qual é o diagnóstico mais provável?
Artrite idiopatica juvenil, forma oligoarticular. 0,2 p
DISCUSSÃO: Artrite com duração mínima de 6 semanas em uma ou mais articulações, idade de início inferior a 16 anos e exclusão de outras causas de artrite, Definição: artrite em uma a quatro articulações durante os 6 primeiros meses de doença. Este termo se refere aos casos de AIJ com artrite que compromete uma a quatro articulações durante os 6 primeiros meses de doença. Esta é a forma mais freqüente de AIJ, representando 26% a 56% de todos os casos, na maioria das casuísticas. Incide preferencialmente em crianças pequenas do sexo feminino (mediana de idade de início de 5,2 anos). As articulações mais freqüentemente acometidas são os joelhos e os tornozelos, geralmente de maneira assimétrica.
2) Considerando a forma de início dessa molestia, qual é o principal risco desta criança?
Uveíte anterior crônica. 0,15 p
DISCUSSÃO: Anticorpos antinucleares (AAN) são encontrados em 40% a 50% dos casos e constituem um fator de risco para o desenvolvimento de uveíte anterior crônica. Esta complicação, que ocorre em até 20% das crianças com esta forma de AIJ, é mais freqüente durante os primeiros 5 anos de aparecimento da artrite, mas em cerca de 10% dos casos pode preceder o início do quadro articular. O início da uveíte é insidioso e assintomático na grande maioria dos casos. Quando presentes, as queixas mais comuns são hiperemia, dor ocular, lacrimejamento, diminuição da acuidade visual, fotofobia e cefaléia. O diagnóstico de uveíte pode ser feito através do exame oftalmológico de lâmpada de fenda que mostra os primeiros sinais de infl amação, que são a presença de proteínas e células (fl are) na câmara anterior do olho. Exames de lâmpada de fenda devem ser realizados a cada 3 meses nas crianças com AIJ de início oligoarticular com AAN positivos. Uveítes não tratadas podem evoluir para seqüelas que variam desde sinéquias posteriores até catarata, glaucoma e cegueira.
3) Qual é o papel etiológico duma possível trauma na evolução desta doença?
Nenhum. 0,15 p
Curiosamente, algumas destas crianças referem história de trauma precedendo o aparecimento da artrite. Durante o seguimento, a persistência da artrite e o afastamento de outras etiologias leva ao diagnóstico de AIJ. Nesta forma, a criança permanece com ótimo estado geral e não costuma apresentar outras queixas, além da artrite
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.