M  I  S  O  D  O  R

PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO PARA PROVAS DE MEDICINA
EXCELENTE PARA TREINAR PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA MÉDICO
(BIBLIOGRAFIA E SIMULADOR INTELIGENTE DE PROVA!)
                  


"HALL OF FAME" - CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DOS NOSSOS CAMPEÕES CLICANDO AQUI

CLIQUE E ESTUDE AGORA MESMO!!
DIVERTICULOSE ESOFAGICA (ÁREA DE CIRURGIA)


A diverticulose esofágica é uma condição incomum, mas potencialmente grave, na qual pequenas bolsas ou sacos (divertículos) se formam na parede do esôfago. Estas bolsas podem se preencher com alimentos ou líquidos, o que pode levar a sintomas como tosse, dor torácica, dificuldade para engolir e desconforto abdominal. O tratamento mais comum para a diverticulose esofágica é a cirurgia. A cirurgia envolve a remoção dos divertículos e de qualquer tecido inflamado ou danificado, bem como a reconstrução da parede do esôfago. Após o procedimento, o paciente geralmente recebe medicamentos para reduzir o risco de infecção ou complicações. Além disso, o paciente pode ser aconselhado a mudar sua dieta ou estilo de vida para diminuir o risco de complicações futuras.

usuario: senha:



ME CADASTRE  !
                              NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

OPÁ! DESAFÍO!


FAÇA O LOGIN, ACERTE 8 DE 10 QUESTÕES DE MULTIPLA ESCOLHA
E DESBLOQUEIE SEU TICKET GRATÚITO DE 7 DIAS!
OBJETIVA: (653053 votos)..........83.38% das questões objetivas receberam votos.
Sobre a purpura Henöch-Schönlein é CORRETO afirmar que:
A. é uma vasculite de tipo edematoso causando hipercoagulabilidade
B. acomete exclusivamente os capilares poupando as arteríolas e as vênulas
C. a simples presença de IgA1 deficiente em galactose é o fator de risco suficiente para causar lesão renal
D. é mais frequente nas adolescentes de raça amarela
E. púrpura ou petéquia com predominância em membros inferiores é critério diagnóstico mandatório

  RATING: 3.27

Sobre a purpura Henöch-Schönlein é CORRETO afirmar que:

A. é uma vasculite de tipo edematoso causando hipercoagulabilidade
INCORRETO: A purpura Henöch-Schönlein é uma vasculite necrotizante de pequenos vasos + deposição de imunocomplexos com IgA
B. acomete exclusivamente os capilares poupando as arteríolas e as vênulas
INCORRETO : A purpura Henöch-Schönlein acomete os pequenos vasos pela deposição de imunocomplexos com IgA nas vênulas, capilares, arteríolas.
C. a simples presença de IgA1 deficiente em galactose é o fator de risco suficiente para causar lesão renal
INCORRETO : Parece que um dos sinais imunes mais importantes é a presdença duma IgA1 deficiente em galactose é reconhecida por anticorpos antiglicanos como antígeno. Os complexos imunes formados pela interação desses dois leva a formação de complexos imunes que se depositam no mesângio, resultando em lesão renal. No entanto experimentalemnte comprovou-se que, na verdade, esse mecanismo talvez é incompletamente esclarecido. Se aumentar experimentalmente os níveis de IgA1 pobremente galactosiladas não resulta obrigatoriamente em nefrite e além disto há casos de pacientes com purpura e nefrite cujos parentes de primeiro grau, também portadores da doença, não apresentam a mesma deficiência.
D. é mais frequente nas adolescentes de raça amarela
INCORRETO : A purpura Henöch-Schönlein pode ocorrer em qualquer raça, tem ligeiro predomínio no sexo masculino (1,5:1) e ocorre mais frequentemente dos 3 aos 15 anos (50% antes de 5 anos, 90% antes dos 10 anos) com pico de incidência entre 4 e 7 anos de idade
E. púrpura ou petéquia com predominância em membros inferiores é critério diagnóstico mandatório
CORRETO : É necessária a presença do critério mandatório (púrpura ou petéquia com predominância em membros inferiores) e um ou mais dos quatro seguintes critérios:

  1. dor abdominal
  2. artrite ou artralgia
  3. envolvimento renal
  4. depósitos de IgA no exame histológico

Gabarito:  E

AVALIE ESSA QUESTÃO: (3.27)

DISCURSIVA: (134882 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
A doença falciforme representa a enfermidade hereditária mais prevalente no mundo (um caso novo da doença para cada 700 nascidos vivos). Relacionado á isso, responda ás seguintes perguntas:
1) Qual é o modelo de paciente com anemia falciforme? (0,1 p)
2) O que que é o traço falcemico? (0,2 p) 
3) Que tipo de hemoglobina apresenta um eritrócito em foice e qual é a mutação correspondente? (0,2 p)

RATING: 2.98

A doença falciforme representa a enfermidade hereditária mais prevalente no mundo (um caso novo da doença para cada 700 nascidos vivos). Relacionado á isso, responda ás seguintes perguntas:
1) Qual é o modelo de paciente com anemia falciforme? (0,1 p)
2) O que que é o traço falcemico? (0,2 p) 
3) Que tipo de hemoglobina apresenta um eritrócito em foice e qual é a mutação correspondente? (0,2 p)

1) O estereótipo do paciente falcêmico é o indivíduo negro que apresenta anemia hemolítica crônica, hipodesenvolvimento e sofrendo várias crises álgicas por ano. (0,10 p)
2) A Anemia Falciforme não deve ser confundida com o traço falciforme. Traço falciforme significa que a pessoa é tão somente portadora da doença, com vida social normal. Constitui o traço falcêmico = heterozigose da hemoglobina S com a hemoglobina A - tem fenótipo semelhante ao normal - não está enquadrado dentro do grupo das doenças falciformes (0,2 p)<
3) A mutação genética, responsável pela formação da hemoglobina S, resulta da troca da valina por ácido glutàmico na posição 6 da cadeia da globina β. Essa mudança resulta no aparecimento da hemoglobina S que tem a propriedade de formar polímeros quando deso-xigenada. Dentro dos vasos sangüíneos, esses polímeros causam oclusão vascular. (0,2 p)

FONTE:
MISODOR - ANEMIA FALCIFORME

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.98)

CASO CLINICO: (150174 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
RSC, 2 anos, sexo feminino, natural e procedente de Nazaré–BA.
QUEIXA PRINCIPAL: Febre alta e adinamia há 15 dias.
Há 15 dias paciente iniciou quadro de febre alta (39o C), associado a adinamia, anorexia, sonolência e aumento progressivo do volume abdominal. No mesmo período apresentou tosse produtiva porém sem expectoração, além de edema em pés. Nega vômitos, diarreia, sangramentos ou alterações urinárias. Genitora levou a criança ao Hospital Gonçalves Martins onde foi tratada para pneumonia (SIC) e realizou parasitológico de fezes que revelou Giárdia e Ancilostomídeo.
Nega viroses da infância, tuberculose, hepatites, cardiopatias, hemotransfusões, intervenções cirúrgicas e alergia medicamentosa.
AR. Som claro pulmonar, murmúrio vesicular rude sem ruídos adventícios. ACV: Precórdio calmo, bulhas rítmicas e normofonéticas em 2 tempos, sem sopros. ABDÔMEN. Globoso as custas de visceromegalia, rígido, indolor a palpação, RHA não audíveis, ausência de ascite, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e a 2,5 cm do apêndice xifóide, baço palpável a 8 cm do rebordo costal esquerdo. EXTREMIDADES bem perfundidas e sem edema.SNC. Sem sinais de irritação meníngea.
Genitora G1 P1 A0, gestação sem intercorrências, realizado pré-natal, parto normal a termo, criança chorou ao nascer. Peso 2300 g, genitora não fumou nem ingeriu bebidas alcoólicas na gestação.
Reside em casa com infra-estrutura sanitária adequada, onde moram 10 pessoas. Epidemiologia negativa para Chagas e positiva para esquistossomose. Cria cachorros e gatos.

A) Enumeram 5 hipóteses diagnosticas (0,25 p)

B) Para a mais provável hipótese, indiquem o tratamento adequado. (0,25 p)




RATING: 2.58

A) HIPÓTESES DIAGNOSTICAS:

1) Calazar: pancitopenia + perda ponderal + esplenomegalia acentuada, com baço indolor, superfície lisa e consistência normal + hepatomegalia não muito acentuada, com fígado de superfície lisa e consistência discretamente aumentada + febre de longa duração, com picos elevados e diários + epidemiologia (0,05 p)

2) Salmonelose de curso prolongado: febre prolongada, elevada e irregular + esplenomegalia acentuada + hepatomegalia, com fígado de consistência firme e levemente doloroso à palpação + perda ponderal + diarréia intercalada com períodos de obstipação. Fezes contendo muco e sangue + dor abdominal tipo cólica + leucocitose com aumento de eosinófilos+ anemia + plaquetas normais (0,05 p)

3) Malária: hepatoesplenomegalia+ febre contínua alternada com terçã ou quartã + calafrios + sudorese profusa + anemia(30%) + leucopenia(37%) + plaquetopenia(56%) nas formas graves (0,05 p)

4) Esquistossomose mansônica aguda: febre não contínua, prolongada, elevada, com sudorese e calafrios + diarréia + perda ponderal + hepatoesplenomegaliadiscreta + leucocitose com eosinofilia+ epidemiologia (0,05 p)

5) Doenças linfoproliferativas: LMA-pancitopenia variável + febre(de origem infecciosa) + hepatoesplenomegalia+ adenomegalia + hemorragia. LLA-anemia + plaquetopenia + leucocitose variável + adenomegalia + esplenomegalia (0,05 p)

B)  HIPÓTESE PRINCIPAL E TRATAMENTO

Considerando o caso acima apresentado, o mais provável diagnostico e a leishmaniose infantil.
O tratamento convencional com Antimonial Pentavalente vem diminuindo sua eficácia devido a um aumento da resistência à droga com consequente recaída da doença.
Além disso os efeitos tóxicos da droga são importantes: hepatotoxicidade, cardiotoxicidade, rash, e recentes estudos descreveram casos de pancreatite secundário ao uso da droga.
Anfotericina B lipossomal é o tratamento mais indicado nesta idade. para crianças com L.infantum a dose total é de 18mg/kg (3mg/kg/dia) por 05 dias e mais 3mg/kg no D10 após a alta hospitalar.
(0,25 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (2.58)


2322 USUARIOS INSCRITOS
753 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES

260 TENTATIVAS, 0 CONTESTAÇÕES

739 RECADOS DOS VISITANTES


NOSSO BANCO DE PROVAS TEM: 11836 QUESTÕES OBJETIVAS, PRECISAMENTE:
3365 DE CLINICA,
4267 DE PEDIATRIA,
1962 DE CIRURGIA,
1222 DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA,
770 DE SAUDE PUBLICA

141 QUESTÕES DISSERTATIVAS E 166 CASOS CLINICOS

 Contato: e-mail misodor@yahoo.com ou whatsapp 16 99794-3689  


A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É SEMPRE O NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2024.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.