É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.13 ![]()
Uma mulher de 26 anos, G1P1, se apresenta a uma clínica de medicina familiar com a queixa principal de secreção mamilar turva e leitosa por 4-5 semanas. Ela tem um histórico médico significativo para obesidade e esquizofrenia, que foi diagnosticada quando ela tinha 19 anos e um tratamento administrado por um psiquiatra local. Ela não se lembra quais medicamentos toma. Sua mãe, que é sua cuidadora principal, é 'responsável por todas essas coisas'. No entanto, ela se lembra de seu psiquiatra mencionando que ele recentemente lhe deu um novo medicamento antipsicótico porque o antigo fez com que ela desenvolvesse um distúrbio do sangue. Seu último período menstrual normal foi há 6 semanas. A revisão dos sistemas é positiva para ocasionais leves dores de cabeça e sentimentos de inquietação, mas ela nega mudanças na visão ou sensação. Qual é a causa mais provável de seus sintomas?
A. Sarcoidose do sistema nervoso central
INCORRETO: A sarcoidose do sistema nervoso central pode causar galactorreia, mas essa é uma manifestação incomum da doença.
B. Prolactinemia idiopática
INCORRETO : A prolactinemia idiopática é um diagnóstico de exclusão, e há outras explicações disponíveis.
C. Efeito da medicação
CORRETO : Em condições normais, a dopamina é distribuída do hipotálamo para a hipófise de forma tônica, inibindo constitutivamente a liberação de prolactina na corrente sanguínea. Antipsicóticos típicos, como haloperidol, bloqueiam os receptores de dopamina na superfície das células de secreção de prolactina na pituitária anterior. Isso leva à liberação inadequada de prolactina. Ela também é predisposta ao efeito galactorréico da prolactina em virtude de sua paridade. Outra pista para esta resposta é sua história de 'distúrbio do sangue'. É possível que ela estivesse tomando um antipsicótico atípico como a clozapina, que pode causar agranulocitose. Isso pode ter levado o psiquiatra para mudar para um antipsicótico típico como o haloperidol, que geralmente não causa esse efeito adverso.
D. Gravidez
INCORRETO : A gravidez pode apresentar irregularidades no ciclo menstrual, e é possível que a paciente esteja grávida, mas essa provavelmente não é a causa de seu sintoma. A gravidez geralmente não se apresenta como galactorreia.
E. Prolactinoma
INCORRETO : Um prolactinoma pode causar mudanças de visão e sensação, mas a falta desses sintomas torna o diagnóstico menos provável
Gabarito: C
RATING: 2.99 ![]()
FONTE:
1) Quais são as modificações dos parâmetros laboratoriais que podem ter relação com a convulsão e coma? - 0,2 pontos
Conforme os exames apresentados a criança apresenta: acidose, hiponatremia profunda, leve hiperpotassemia, leve hipocalcemia, hiperglicemia. Entre as mencionadas, a hiponatremia é frequentemente causa de convulsões recorrentes com baixa resposta ás anticonvulsivantes.
O paciente tem Rx tipico de pneumonia.
2) Corroborando os dados clínicos com aqueles de laboratório sugerem e justifiquem a mais apropriada suspeita diagnóstica - 0,3 pontos.
Temos os seguintes dados:
- episódios frequentes de vômitos e pneumonias de repetição
- anorexia, astenia, adinamia importantes e emagrecimento acentuado
- peso de 16 Kg (
- hiponatremia
- acidose
- hiperglicemia
Com esses dados, considera-se a hipótese inicial de crise adrenal aguda desencadeada por pneumonia e secundária à doença de Addison.
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.