MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

2505 USUARIOS INSCRITOS
870 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
742 RECADOS DOS VISITANTES
459 TENTATIVAS, 1 CONTESTAÇÕES
13172 QUESTÕES OBJETIVAS
3333 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5245 DE PEDIATRIA (3184 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2052 QUESTÕES DE CIRURGIA
1774 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
768 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
146 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
175 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

SÍNDROMES CORONARIANAS CRÔNICAS ( ANGOR PECTORIS ) (ÁREA DE CLINICA MEDICA)

Angor pectoris foi descrita pela primeira vez em 1772 por Herberden e a maior causa desta doença crônica é a aterosclerose, especialmente após a revolução industrial.

Geralmente acontece assim: 2/3 dos pacientes cardiopatas que evolui com infarto com onda Q positiva sobrevivem, e vários passam a ler sintomas ao longo da vida. decorrentes da doença coronária, agora crônica.

Definições: comprometimento da circulação coronária com alterações da luz das artérias, podendo levar a alterações no fluxo sangüíneo coronário

OBJETIVA: (766503 votos)..........93.65% das questões objetivas receberam votos.
A síndrome de Kartagener é composta por:
A. facies peculiar, com sobrancelhas arqueadas, fendas palpebrais alongadas e evertidas no terço distal
B. imobilidade ciliar, sinusite, bronquiectasia e situs inversus
C. associação de hipogonadismo hipogonadotrófico à anosmia ou hiposmia
D. associação entre artrite reumatoide e pneumoconiose, caracterizada por nódulos intrapulmonares
E. microcefalia, micrognatia, pescoço curto. problemas nos olhos, em geral pequenos e extremamente afastados ou ausentes

  RATING: 0

A síndrome de Kartagener é composta por:

A. facies peculiar, com sobrancelhas arqueadas, fendas palpebrais alongadas e evertidas no terço distal
INCORRETO: A Síndrome de Kabuki (também conhecida como Síndrome da Maquiagem de Kabuki) é uma condição rara, de etiologia desconhecida, caracterizada por facies peculiar, com sobrancelhas arqueadas, fendas palpebrais alongadas e evertidas no terço distal, lembrando a maquiagem usada pelos atores do teatro Kabuki,
B. imobilidade ciliar, sinusite, bronquiectasia e situs inversus
CORRETO : A síndrome de Kartagener, descrita em 1933, é composta por imobilidade ciliar, sinusite, bronquiectasia e situs inversus, alterações estas provavelmente associadas a anormalidades oculares, cardiovasculares e renais, transmitidas por caráter recessivo autossômico
C. associação de hipogonadismo hipogonadotrófico à anosmia ou hiposmia
INCORRETO : A síndrome de Kallmann caracteriza-se pela associação de hipogonadismo hipogonadotrófico à anosmia ou hiposmia. É causada por um defeito na migração dos neurônios que produzem o GnRH e dos neurônios que formam os nervos olfatórios
D. associação entre artrite reumatoide e pneumoconiose, caracterizada por nódulos intrapulmonares
INCORRETO : A síndrome de Caplan trata-se de uma associação entre artrite reumatoide e pneumoconiose, caracterizada por nódulos intrapulmonares, que surgem de modo homogêneo e bem delimitados em exames radiográficos. Esta desordem foi nomeada pelo Dr. Caplan, em um artigo publicado no ano de 1953.
E. microcefalia, micrognatia, pescoço curto. problemas nos olhos, em geral pequenos e extremamente afastados ou ausentes
INCORRETO : A síndrome de Patau é caracterizada por uma trissomia do cromossomo 13. Normalmente, existe a presença de apenas 2 cromossomos 13, por isso, o cromossomo extra pode gerar malformações no sistema nervoso. Os principais sintomas das crianças que nascem com a síndrome é o atraso mental e cognitivo, além de malformações físicas perceptivas. Veja abaixo quais são os principais indícios de quem vive com a síndrome de Patau: orelhas deformadas, fenda labial e palato fendido plantas dos pés arqueadas, crises convulsivas, microcefalia, micrognatia, pescoço curto, problemas nos olhos, em geral pequenos e extremamente afastados ou ausentes, punhos cerrados, mãos com um sexto dedo ou dedos sobrepostos. Além disso, a síndrome pode desencadear outras doenças e complicações, tais como: problemas no coração, surdez parcial ou total, deficiência mental, doenças renais.

Gabarito:  B

AVALIE ESSA QUESTÃO: (0)

DISCURSIVA: (154950 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
Enumeram os tipos de comunicação interatrial.


RATING: 2.95

Enumeram os tipos de comunicação interatrial.

1) Comunicação interatrial tipo ostium segundum 0,125 p
2) Comunicação interatrial tipo seio venoso 0,125 p
3) Retorno venoso anomalo parcial 0,125 p
4) Comunicação interatrial tipo ostium primum. 0,125 p

FONTE:

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.95)

CASO CLINICO: (178871 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Um paciente dá entrada na UTI de um hospital em coma após ter sido encontrado abandonado na rua, sem assistência ou familiares para maiores informações. Após o procedimento médico padrão com a administração de medicamentos para estabilizar o paciente, a partir do quadro clínico, o exame da gasometria laboratorial revela os seguintes achados:
  • pH: 7,4
  • [HCO3-]real: 80 mEql/l
  • pCO2: 133 mmHg
  • [HCO3-]standard: 34 mEql/l
  • BE.: +10
Que tipo de desequilíbrio o paciente apresenta? Explique! (0,5 pontos)




RATING: 2.94

Em toda questão ou caso clinico de distúrbio acido básico tem que seguir o  algoritmo seguinte:

PASSO 1: E ACIDOSE OU ALCALOSE? E uma acidose (0,025 p), conforme pH 7,40, o pH normal sendo considerado 7,44 (0,025 p) .

PASSO 2: É UMA ACIDOSE RESPIRATÓRIA OU METABÓLICA? Parece uma acidose respiratória (0,025 p) , porque o mais que e modificado e o CO2  (0,025 p) sendo 133 mm Hg (3 vezes mais que o valor normal (0,025 p) - nem o bicarbonato não e normal (0,025 p) , mais e menos modificado que pACO2)  (0,025 p)
PASSO 3: É UMA ACIDOSE RESPIRATÓRIA AGUDA OU CRONICA?

ATENÇÃO, PORQUE ISTO E SUPER-IMPORTANTE !
  • Para cada 10 mm Hg CO2 retido quando distúrbio e cronico a queda do pH e de 0,03. (0,025 p)
  • Para cada 10 mm Hg CO2 retido quando o distúrbio e agudo a queda de pH e de 0,08. (0,025 p)

Da pra ver que o pH e pouco modificado (0,025 p) em comparação com a enorme pA do CO2  (0,025 p),  ou seja o distúrbio é cronico (0,025 p) , e, já que a pACO2 e de 133 mmHg podemos ter certeza de mais uma coisa: não é uma retenção voluntária (0,025 p) - hipoventilação. 
Relembramos que a retenção voluntaria de CO2 (para equilibrar a alcalose metabólica) nunca não vai passar de 55. Então, se um paciente aparece com 133 mm Hg pACO2 a gasometria, isto não e por causa da hipoventilação ! Isto e útil para saber que nos casos acima apresentados nunca não vamos conseguir equilibrar uma alcalose metabólica utilizando a retenção de CO2 mais que 55 mm Hg.

PASSO 4: É preciso observar que o HCO3 é muito alto (0,025 p) , o que indica, provavelmente uma alcalose metabólica (0,025 p) que tenta compensar a acidose respiratória (0,025 p) , e isso tem sustento no fato que a acidose respiratória é cronica (0,025 p) , ou seja, o rim já mobilizou os mecanismos compensatórios.  (0,025 p)
Em conclusão, o paciente apresenta uma acidose respiratória cronica (0,025 p) , em conjunto com uma alcalose metabólica compensatória. (0,025 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (2.94)

O conceito da plataforma pertence á um médico estrangeiro, formado na Republica Romênia, imigrado em 2005 no Brasil. Sem poder cumprir os requerimentos previstos na legislação brasileira, precisou se inscrever no Revalida. Como não era possível exercer a medicina, durante 4 anos trabalhou numa farmácia, mas não desistiu da sua profissão. Estudando com confiança e fé, finalmente fez a prova e passou... E não foi fácil.

O processo de estudo para revalidação levou anos. Foi justamente nesse intervalo que começou a construir o website Misodor, online desde 2008. Todo o conhecimento adquirido da bibliografia médica durante o estudo foi resumido na plataforma.

Isso permitiu que continuasse, em seguida, o processo da revalidação da especialidade, através da difícil Prova de Titulo organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Ademais, usando o mesmo método - estudo do conteúdo programático e autoavaliação continua através de simuladores de provas da plataforma  - passou no concurso da prefeitura e foi admitido no corpo clínico dos pediatras do Hospital Unimed da mesma cidade.

E não acabou ainda...

A minha jornada é a projeção do seu futuro

Garantimos sucesso não somente nas provas de Revalida, mas também, nas Provas de Titulo, nas provas de entrada na residência médica, nas provas de medicina vinculadas aos concursos públicos e geralmente tudo que implica conhecimento na área médica.

O site vai preparar você, candidato á qualquer concurso ou prova, através da bibliografia sempre atualizada, através do banco de 13172 questões objetivas, 146 questões discursivas e 175 casos clínicos, cujas respostas e gabaritos são comentadas em detalhe.

Não menos importantes para seu progresso são os simuladores online de provas - sistemas inteligentes e aleatorios que - pela sua escolha - concebem simulados de provas com correção automatica e comentários. Um sistema genialmente codificado que permite você experimentar live os modelos de prova da Revalida, da especialidade, da entrada em residência... e saber como e aonde você está nessa corrida para seu CRM.

O CADASTRO É GRATUITO.
E AINDA VAI SE SURPREENDER COM OS PREÇOS SIMBOLICOS!

CONFIE NO MISODOR!
FOI O MEU CAMINHO E SERÁ O CAMINHO DO SEU SUCCESSO.
EU GARANTO E ASSINO EMBAIXO:

ASSINE AGORA MESMO!

                  




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2025.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.