É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.9 ![]()
Você examinou há 48 horas atrás uma criança com 18 meses de idade e observou febre (38°C), tosse irritativa, FR 40 ipm e ausculta pulmonar com muitos roncos. Hoje ela retorna, apresentando febre alta (até 39,5°C), tosse produtiva, FR 65 ipm e ausculta pulmonar com estertores subcreptantes esparsos. De acordo com o Manual de Assistência das infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado de valor prognóstico na evolução deste caso é:
A. a elevação da temperatura
INCORRETO: veja a resposta da aklternativa C
B. a modificação no padrão da tosse
INCORRETO : veja a resposta da aklternativa C
C. o aumento da freqüência respiratória
CORRETO : O principal dado semiológico, em termos de sensibilidade, para o diagnóstico de pneumonia em crianças com menos de cinco anos de idade é a freqüência respiratória. Em crianças com mais de um ano, o achado de uma freqüência respiratória acima de 40 irpm é altamente sugestivo deste diagnóstico.
D. a mudança na ausculta pulmonar
INCORRETO : veja a resposta da aklternativa C
E. a idade da criança
INCORRETO : veja a resposta da aklternativa C
Gabarito: C
RATING: 2.79 ![]()
(I) A hipertensão intracraniana é uma das causas mais comuns de lesão cerebral secundária em crianças e há alta morbimortalidade nos pacientes pediátricos. Quais são as principais lesões secundarias (enumeram pelo menos quatro)?
(II) Qual é o significado do termo 'segundo insulto'?
(III) Quais são os principais componentes do conteúdo intracraniano e o percentil de cada um deles?
(II) O segundo insulto é considerado como o evento (ex. hipotensão, hipóxia) ao qual o paciente pode ser submetido após a lesão primária e que determinaria o aumento na gravidade da lesão cerebral secundária, e seria responsável por pior prognóstico. (0,15 p) Como exemplo - a hipotensão e a hipóxia quase dobram a taxa de mortalidade em pacientes pediátricos com Glasgow 3, após trauma craniencefálico.
- efeito de massa
- elevação da Pressão Intracraniana (PIC)
- movimentação mecânica do cérebro (herniação)
- hipóxia (pela oxigenação inadequada do cérebro)
- hipotensão
- fluxo sanguíneo cerebral (FSC) inadequado;
- mecanismos celulares, incluindo insuficiência de energia. (0,05 p para cada uma dos quatro enumeradas)
1) Qual é a principal suspeita diagnóstica?
O diagnóstico mais provável é de um acidente vascular cerebral, possivelmente isquêmico na região irrigada pela artéria cerebral média. Os AVC-s devem ser diferenciados da maioria dos processos expansivos cerebrais (neoplasias, abscessos, granulomas, hematomas subdurais) por estes terem uma instalação mais lenta e gradual no decorrer de semanas, geralmente sem regressão do quadro, a não ser que recebem tratamentos específicos. (0,1 p)
2) Justifiquem o diagnóstico.
Os AVC-s devem ser diferenciados da maioria dos processos expansivos cerebrais (neoplasias, abscessos, granulomas, hematomas subdurais) por estes terem uma instalação mais lenta e gradual no decorrer de semanas, geralmente sem regressão do quadro, a não ser que recebem tratamentos específicos. (0,2 p)
Os AVC-s se caracterizam por:
- Seu perfil evolutivo, com início abrupto dos sintomas, instalando-se o máximo do défice em horas, com posterior regressão.
- Evidência de lesão focal no sistema nervoso central.
- Quadro clínico correspondente a disfunção do território de irrigação de determinada artéria ou ramo arterial cerebral
3) Quais são as causas prováveis?
Hemiplegia, hemi-hipoestesia, hemianopsia homônima contra lateral, cegueira monocular ipsilateral passageira (amaurose fugaz) e afasia (em se tratando do hemisfério dominante para a fala, geralmente o esquerdo), antecedentes de amaurose fugaz, mais o sopro carotidiano bem audivel sugerem uma obstrução carotidiana, ou seja uma insuficiencia circulatoria extracraniana. (0,2 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.