É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.55 ![]()
Quais são as principais características que tornam o abuso infantil um problema de saúde pública, e como esse abuso se manifesta de acordo com estudos epidemiológicos?
A. O abuso infantil é principalmente um fenômeno moderno, com prevalência predominante nos países desenvolvidos, onde as políticas sociais não atendem às necessidades familiares, manifestando-se principalmente através de negligência.
INCORRETO: O abuso infantil não é um fenômeno moderno nem restrito a países desenvolvidos; ele ocorre globalmente, independentemente do status socioeconômico.
B. As principais consequências do abuso infantil são exclusivamente emocionais e psicológicas, ocorrendo principalmente em áreas urbanas, onde o suporte comunitário é reduzido.
INCORRETO : Mencionam-se tanto sequelas físicas quanto emocionais, não limitando-as apenas às áreas urbanas.
C. O abuso infantil é um fenômeno global que ocorre em todas as culturas e níveis socioeconômicos, manifestando-se frequentemente através de violência física como equimoses e queimaduras, em muitas ocasiões dentro de casa.
CORRETO : O abuso infantil é um fenômeno complexo e universal que atravessa todas as culturas e classes sociais, normalmente manifestando-se sob a forma de violência física facilmente identificável como equimoses e queimaduras, conforme relatado por profissionais médicos.
D. A manifestação do abuso infantil é predominantemente acidental, com ocorrências mais frequentes em países subdesenvolvidos devido à falta de políticas de proteção à criança e adolescente.
INCORRETO : O abuso infantil não se manifesta predominantemente de forma acidental, e ocorre em todas as regiões do mundo, não apenas em países subdesenvolvidos.
E. A negligência parental é a única forma de abuso considerada uma questão de saúde pública, afetando as crianças principalmente em comunidades isoladas e rurais.
INCORRETO : O abuso infantil abrange diversas formas além da negligência (como o abuso físico) e acontece em qualquer contexto, não restrito a comunidades isoladas.
Gabarito: C
RATING: 3.13 ![]()
- glornerulonefrite aguda (0,05 p)
- abuso de drogas (0,05 p)
- doença vascular do colágeno (0,05 p)
- hipertensão renovascular (0,05 p)
- trauma craniano (0,05 p)
- redução do peso corpóreo em indivíduos com excesso de peso (0,025 p)
- aumento do consumo de vegetais frescos (0,025 p), frutas (0,025 p) e leite/derivados desnatados (0,025 p)
- redução do consumo diário de sódio (0,025 p)
- moderação no consumo do álcool (0,025 p)
- atividade física regular (30 a 60 min e atividade física vigorosa na maioria dos dias da semana) (0,025 p)
- redução das atividades sedentárias (assistir à televisão, jogos eletrônicos) para menos de 2 h diárias (0,025 p)
- cessação do hábito de fumar (0,025 p) e o incentivo para nunca iniciar esse hábito (0,025 p)
FONTE:
1) Programação (0,025 p): são definidos os objetivos (0,025 p), as metas (0,025 p), as estratégias que serão utilizadas (0,025 p), a caracterização dos Recursos Humanos (0,025 p) e as estruturas existentes (0,025 p), bem como a disponibilidade dos Recursos Financeiros (0,025 p).
2) Execução (0,025 p): será realizada com prazos bem definidos (0,025 p): curto, (0,025 p) médio (0,025 p) e longo (0,025 p), conforme a programação (0,025 p).
3) Avaliação (0,025 p): é realizada durante as fases anteriores de programação (0,025 p) e de execução (0,025 p), com utilização de indicadores da Saúde (0,025 p), visando avaliar três aspectos: a estrutura (0,025 p), o processo (0,025 p) e os resultados (0,025 p).
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.