É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
Escolher a tematica (coloca três letras e depois escolhe a opção:
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.91 ![]()
O agente infeccioso que mais frequente aparece associado com o síndrome de Stevens Johnson, levantando suspeita etiopatogênica é:
A. Mycoplasma pneumoniae
CORRETO: Mycoplasma pneumoniae é a causa infecciosa mais demonstrada da síndrome de Stevens-Johnson; o microrganismo também tem sido detectado em pele acometida.
B. Bordetella pertussis
INCORRETO : A Bordetella pertussis é um pequeno cocobacilo (meio micrómetro), Gram-negativo e imóvel, sendo um dos agentes causadores da tosse convulsa.
C. Naegleria fowleri
INCORRETO : A Naegleria fowleri está presente no mundo todo, podendo apresentar-se em três formas evolutivas distintas: Cisto, considerada forma de resistência, Flagelada, forma em que se encontra na água, em vida livre, e e forma trofozoíta, encontrada em casos de infecção no homem. Seus locais de proliferação mais comuns são lagos, rios e piscinas sem manutenção apropriada e pobremente clorificadas, além do solo.
D. Entamoeba hystolitica
INCORRETO : Entamoeba histolytica é uma espécie de protozoário que causa diarreias graves com sangue e muco. Pode progredir para abcesso amebiano do fígado amebíase. Transmitida via fecal-oral por cisto.
E. Pseudomonas aeruginosa
INCORRETO : Pseudomonas aeruginosa (também conhecida como Pseudomonas pyocyanea) é uma bactéria gram-negativa, aeróbia, baciliforme. Seu ambiente de origem é o solo, mas sendo capaz de viver mesmo em ambientes hostis, sua ocorrência é comum em outros ambientes. É um patogênico oportunista, ou seja, que raramente causa doenças em um sistema imunológico saudável, mas explora eventuais fraquezas do organismo para estabelecer um quadro de infecção. Essa característica, associada à sua resistência natural a um grande número de antibióticos e antisépticos a torna uma importante causa de infecções hospitalares
Gabarito: A
RATING: 3 ![]()
Quanto à idade gestacional (IG)
Quanto à relação peso/idade gestacional:
Quanto ao estado nutricional:
FONTE:
A) Qual a hipótese diagnóstica mais provável para o caso?
Abscesso hepático amebiano. (0,2 p)
DISCUSSÂO: Paciente com diarreia baixa, recorrente, trabalha e manipula horticulturas, com massa hepática sugestiva ao ultrassom.
Caso seja lembrada a hipótese de adenoma hepático pelo uso prolongado de contraceptivo oral e presença de massa hepática, será considerada como acerto parcial.
B) Cite quatro patologias que podem estar envolvidas no diagnóstico etiológico da diarreia.
Doença de Crohn (0,1 p);
Doenças infecciosas granulomatosas com envolvimento intestinal (0,1 p)
- tuberculose
- paracoccidioidomicose
- histoplasmose
Doenças linfo-proliferativas. (0,1 p)
Todos os direitos reservados. 2026.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.