É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 0 ![]()
A formação de divertículos de cólon se associa comprovadamente e especificamente com:
A. dieta pobre em fibras e rica em carboidratos e carne
CORRETO: A diverticulose configura-se como uma condição prevalente nas sociedades ocidentais e aparenta ser um resultado adverso da Revolução Industrial. É notável que não existam registros de diverticulose colônica nos acervos de museus anatômicos ou médicos europeus anteriores a esse período histórico. O método de moagem refinada da farinha de trigo foi implementado na Europa cerca de um quarto de século antes do surgimento da diverticulose, que foi primeiramente identificada na primeira década do século XX. Hipotetiza-se que a redução no consumo de grãos integrais e o incremento na ingestão de açúcar e carne pela população em geral tenham sido os principais fatores contribuintes para o surgimento da diverticulose.
B. idade menor de 50 anos
INCORRETO : A formação de divertículos também se associa ao processo de envelhecimento. Esses divertículos são incomuns em pessoas com menos de 30 anos, mas ao menos dois terços dos americanos desenvolvem divertículos colônicos ao atingirem os 80 anos.
C. alcoolismo crônico
INCORRETO : Não há evidência comprovada de associação específica entre alcoolismo crônico e a formação de divertículos. Embora o álcool possa afetar a saúde gastrointestinal de forma geral (como irritação ou alteração na microbiota), ele não é um fator de risco estabelecido para diverticulose, ao contrário de outros hábitos como sedentarismo ou obesidade.
D. alimentação rica em corantes e conservantes
INCORRETO : Não existe ligação comprovada entre corantes, conservantes e a formação de divertículos. O foco principal dos riscos dietéticos é na falta de fibras e no excesso de alimentos processados que indiretamente reduzem o consumo de fibras, mas corantes e conservantes em si não são fatores específicos ou comprovados para essa condição.
E. tratamentos prolongado com antibioticos
INCORRETO :
Embora antibióticos prolongados possam alterar a microbiota intestinal e contribuir para problemas como infecções ou inflamações, não há associação específica e comprovada com a formação de divertículos. Fatores como uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são mais citados, mas antibióticos não se destacam como risco primário.
Gabarito: A
RATING: 3.61 ![]()
FONTE:
1) O escore Glasgow da paciente.
A paciente abre os olhos á voz (3 PONTOS), fala palavra incompreensivos (2 PONTOS) e executa comandos (6 PONTOS). O escore de Glasgow e 11. (0,1 p)
2) Exponha o protocolo correto de atendimento deste caso, considerando o diagnostico de base.
a) Monitorização cardíaca, (0,025 p)
b) PAMI ou PAMNI e oximetria (0,025 p)
c) Acesso venoso (0,025 p)
d) Iniciar o tratamento farmacológico (0,025 p)
e) Tomografia computadorizada de crânio S/N (0,025 p)
f) Ecocardiograma transesofágico (0,025 p)
g) US de abdome S/N (0,025 p)
h) Internamento em UTI (0,025 p)
3) O caso representa uma urgência ou uma emergência hipertensiva? Justifique.
Emergência Hipertensiva: É definida como situação na qual ocorre elevação importante da PAS, associada ou não a lesão de órgão alvo irreversível.
Urgência Hipertensiva: São situações em que a PAS está elevada, com PAD >120 mmHg, porém são mínimas ou mesmo não se observam lesão de órgão alvo.
Ou seja, neste caso, já que a PAD é 120 mm Hg o caso é uma emergência hipertensiva. (0,2 p)
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.