É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 3.39 ![]()
Uma proteína da fase aguda é definida como aquela cuja concentração aumenta em pelo menos 25% durante doenças inflamatórias. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que se indica a proteína cuja produção, ao contrário, diminui durante a fase aguda.
A. Fibrinogênio
INCORRETO: Os níveis altos de fibrinogénio estão relacionados com tromboses, independente se arterial ou venosa.
B. Proteína C reativa
CORRETO : Proteína c-reactiva (CRP, do inglês 'C-reactive protein', erroneamente chamada de PCR, pois PCR é uma sigla internacional de Polymerase Chain Reaction) é uma proteína plasmática reagente de fase aguda produzida pelo fígado. É um membro da família de proteínas pentraxina. Sua concentração é muito baixa em indivíduos sadios, porém na presença de infecções ou respondendo a estimulos inflamatórios pode ter um aumento de até 1.000 vezes no indivíduo.
C. Amilóide A sérico
INCORRETO : A proteína de fase aguda Amilóide sérica A (SAA) é conhecida por modular processos inflamatórios e foi descrita como o mais novo marcador de progressão tumoral. Isto porque trabalhos demonstram aumento sérico de SAA em neoplasias humanas. Esta constatação é suportada ainda pelo fato de SAA ser produzida de forma constante e tênue em processos crônicos e estes contribuírem na gênese e progressão de tumores.
D. Transferrina
INCORRETO : A transferrina é uma proteína de transporte e carreia o ferro no plasma e no líquido extracelular para suprir as necessidades teciduais. A ligação com o ferro é estável em condições fisiológicas, mas a dissociação pode ocorrer em meio ácido. É capaz de se ligar a outros elementos, como cobre, zinco, cobalto e cálcio, mas, com exceção da ligação ao cobre, não há significado fisiológico.
Aumenta na gravidez e nas anemias hemorrágicas. Diminui em quadros de câncer, uremia, infecções e síndrome nefrótica
E. Haptoglobina
INCORRETO : A haptoglobina é uma proteína do plasma sangüíneo. Ela forma um complexo com a Hemoglobina, quebrando-a em globina e grupo heme. O grupo heme, por sua sua vez, dissocia-se em bilirrubina e ferro livre, este que vai ser reutilizado na síntese de novas hemácias.
Os níveis de haptoglobina aumentam em resposta a diversas situações: estresse orgânico, infecção, inflamação aguda ou necrose tecidual. Seus níveis caem após um processo hemolítico, porque os complexos com Hemoglobina são rapidamente retirados do plasma pelo sistema reticuloendotelial. Pode ocorrer queda da haptoglobina também em doenças hepáticas.
A haptoglobina não se liga à mioglobina. Por isso, usa-se como diagnóstico diferencial para a rabdomiólise: se os níveis de haptoglobina estiverem normais, a mioglobina foi responsável pelo excesso de grupos heme no sangue ou na urina. Assim, confirma-se o diagnóstico de rabdomiólise.
Gabarito: B
RATING: 2.56 ![]()
FONTE:
A) Essa criança está com sepse? Justifique.
A lactente está com forte suspeita de sepse (0,0227 p), probabilidade justificada pela presença de temperatura aceitável (temperatura axilar de 38.1°C) (0,0227 p), leucocitose (leucócitos 24000/mm3 (0,0227 p) com bastonetes 10% (0,0227 p)), não precisou de ventilação mecânica (0,0227 p), ritmo cardíaco normal (frequência cardíaca de 122/min.) (0,0227 p), taquipneia (frequência respiratória 45 respirações/min.) (0,0227 p) e 1 critério(s) de infecção (0,0227 p). O tempo de enchimento capilar de 7 segundos indica grande suspeita de choque (séptico ou de outra natureza). (0,0227 p)
B) Classifique o grau de desidratação.
Essa criança tem varios critérios que sugerem desidratação grave. (0,0473 p)

Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.