MISODOR - PLATAFORMA DE ESTUDO E TREINAMENTO
ESTUDE COM A GENTE PARA A PROVA DE TITULO DESSE ANO EM PEDIATRIA E EM EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS

É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA






CADASTRE-SE AQUI                                                                                     ESQUECI MINHA SENHA

2532 USUARIOS INSCRITOS
875 PROVAS FEITAS POR ASSINANTES
743 RECADOS DOS VISITANTES
477 TENTATIVAS, 1 CONTESTAÇÕES
13520 QUESTÕES OBJETIVAS
3406 QUESTÕES DE CLINICA MÉDICA
5455 DE PEDIATRIA (3183 EMERGÊNCIAS PEDIATRICAS)
2085 QUESTÕES DE CIRURGIA
1791 QUESTÕES DE OBSTETRICA-GINECOLOGIA
783 QUESTÕES DE SAUDE PUBLICA
146 QUESTÕES DISSERTATIVAS COMENTADAS
175 CASOS CLINICOS COMENTADOS

ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS

PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE

HERNIAS (ÁREA DE CIRURGIA)

A correção cirúrgica das hérnias abdominais está entre os três procedimentos mais realizados por cirurgiões nos Estados Unidos, totalizando 700.000 operações por ano; estes números demonstram a impressionante prevalência desta condição, que acomete todas as faixas etárias em ambos os sexos. A seguir estudaremos a anatomia da região inguino-femoral seguindo-se da epidemiologia, a clínica e o tratamento das hérnias da parede abdominal.

OBJETIVA: (849695 votos)..........94.96% das questões objetivas receberam votos.
São achados clínicos decorrentes dos fenômenos de veno-oclusão e secundário à hemólise destas células afoiçadas, EXCETO:
A. crises álgicas
B. lesões urticariformes generalizadas
C. priapismo
D. acidente vascular cerebral
E. sequestro esplénico

  RATING: 2.82

São achados clínicos decorrentes dos fenômenos de veno-oclusão e secundário à hemólise destas células afoiçadas, EXCETO:

A. crises álgicas
INCORRETO: Em cerca de 50% das crianças portadoras de doença falciforme SS até os dois anos de idade encontra-se crise vasoclusiva que acomete os pequenos ossos das mãos e pés. O primeiro episódio ocorre na infância - o dorso da mão ou pé se torna edemaciado e extremamente doloroso, alterações radiográficas só são evidentes após duas a três semanas do início do episódio, dura em média uma a duas semanas quando ocorre no primeiro ano de vida é sinal de doença de pior prognóstico.
B. lesões urticariformes generalizadas
CORRETO : Os fenômenos que ocorrem na doença falciforme são a consequência direta da hemólise das células afoiçadas ou como secundários aos episódios de vasoclusão. As bases fundamentais de todo o curso clínico da doença residem nestas duas eventualidades.
C. priapismo
INCORRETO : Priapismo é uma complicação relativamente frequente e ocorre quando as células falcizadas obliteram os corpos cavernosos e esponjoso e impedem o esvaziamento do sangue do pênis. Existem duas apresentações clínicas: priapismo agudo e priapismo recorrente ou “intermitente” (do inglês stuttering). Aapresentação aguda corresponde à ereção dolorosa, prolongada, que persiste por várias horas, ao passo que o priapismo recorrente é caracterizado por episódios reversíveis da ereção que podem ocorrer em períodos variáveis, com duração de minutos, e também em múltiplos episódios no mesmo dia.
D. acidente vascular cerebral
INCORRETO : É a mais dramática intercorrência na doença falciforme e a segunda causa de mortalidade. Ocorre em cerca de 10% dos pacientes entre 5 e 20 anos!!! Infartos silenciosos foram documentados por testes de ressonância magnética. Principamente acometidas: artérias do polígono de Willis, a carótida interna,
O QUE ACONTECE COM ESSAS ARTÉRIAS? Há fragmentação e duplicação da lâmina elástica interna, hiperplasia da íntima, diminuição do lúmen da artéria.
COMO SE MANIFESTA?
O quadro tem início abrupto com: hemiparesia, alteração do sensório, afasia. Pior é que, se fizermos ressonância magnética, nesse momento, pode ser normal. Mesmo assím, ela deve ser realizada para que se estabeleça o diagnóstico diferencial com o AVC hemorrágico.

E. sequestro esplénico
INCORRETO : Observa-se, na primeira infância, uma esplenomegalia decorrente da congestão na polpa vermelha pelo seqüestro de eritrócitos falcizados nos cordões esplênicos e sinusóides, que evolui com a formação de trombose e infartos, culminando com a atrofia e fibrose do órgão. Este fenômeno, denominado de auto-esplenectomia, ocorre geralmente até os 5 anos de idade

Gabarito:  B

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.82)

DISCURSIVA: (161668 votos) ..........100% das questões discursivas receberam votos.
(I) Qual é a melhor estratégia para garantir tratamento contínuo desde o evento até a reabilitação em caso de traumatismo/politraumatismo grave? (0,1875 pontos)
(II) Qual a definição correta do acidente?(0,3125 pontos)


RATING: 2.97

(I) Qual é a melhor estratégia para garantir tratamento contínuo desde o evento até a reabilitação em caso de traumatismo/politraumatismo grave? (0,1875 pontos)
(II) Qual a definição correta do acidente?(0,3125 pontos)

(I) Qual é a melhor estratégia para garantir tratamento contínuo desde o evento até a reabilitação em caso de traumatismo/politraumatismo grave?

São de importância vital para a redução da morbidade e mortalidade, representando a melhor forma de oferecer tratamento contínuo desde o evento até a reabilitação:
  • a regionalização do atendimento médico (0,0625 p)
  • a hierarquização do atendimento médico (0,0625 p)
  • criação de Centros de Trauma (0,0625 p)
(II) Qual a definição correta do acidente?

Acidente = evento não intencional (0,0625 p) e evitável (0,0625 p), causador de todos os tipos de lesões (0,0625 p) no ambiente doméstico (0,0625 p) ou nos outros espaços sociais como trabalho (0,0125 p), trânsito (0,0125 p), escola (0,0125 p), esportes (0,0125 p) e lazer (0,0125 p).

FONTE:

AVALIE ESSA QUESTÃO: (2.97)

CASO CLINICO: (187409 votos)..........100% dos casos clinicos receberam votos.
Identificação: J.J.M., feminino, 34 anos, do lar, parda, residente no município A, bairro de Nova Estação, procurou a UBS em 20/4/2001.
História da doença atual: refere que há sete dias teve início de febre (38ºC), cefaléia, intensa mialgia, artralgia, dor retro-ocular, náuseas, prostração. Fez uso de dipirona com melhora discreta dos sintomas.
Refere recrusdescência da febre e dos outros sintomas há um dia.
Exame físico: Geral: Prostrada, anictérica, eupnéica, sem adenomegalias. PA 130x85 mmHg, temperatura axilar 38,5ºC, FC: 116 bpm. Pele: sem lesões. Segmento cefálico: sem alterações. Tórax: pulmões livres, ausculta cardíaca normal. Abdome: normotenso, indolor, sem visceromegalias, ruídos hidroaéreos presentes e normais. Neurológico: sem alterações.

1) Quais são as hipóteses diagnósticas? (0,25 p)

2) Há alguma informação adicional da história clinica que você considera relevante e que não foi obtida? (0,25 p)




RATING: 3.28

1) Diagnostico diferencial de sindrome febril aguda:
- dengue (0,05 p)
- influenza (0,05 p)
- malaria (0,05 p) 
- leptospirose, (0,05 p)
- oroupouche, outras viroses (0,05 p)

2) Informações relevantes:
- Epidemiologia para dengue e outras viroses (0,05 p)
- Historia de deslocamento, contato com matas (0,05 p)
- Ocupação (0,05 p)
- Historia de enchente (leptospirose) (0,05 p)
- História de ingestão hidroalimentar (febre tifóide) (0,05 p)

AVALIE ESSE CASO CLINICO: (3.28)




A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!

Todos os direitos reservados. 2025.
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.