É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.94
Em caso de utero de grande volume (acíma de 250 cmc) o exame diagnóstico imagistico eletivo do leiomioma uterino é:
A. a histerosalpingografia
INCORRETO: A HSG é o único exame por imagem que diagnostica afecções das luzes médias e proximais das tubas uterinas, diagnóstico necessário na abordagem dos leiomiomas.
B. a ultrassonografia pelvica
INCORRETO : Na avaliação inicial do leiomioma uterino a ultra-sonografia pélvica é o exame de imagem primordial. Pode ser realizada por via abdominal ou transvaginal sendo a segunda técnica de maior acurácia na detecção de alterações contidas na pelve. Em úteros sabidamente de grandes volumes, acima de 250 cm3, ou como querem alguns, acima de 375 cm3 seria conveniente a indicação primária da ressonância nuclear magnética Pélvica (RNMP).
C. a ultrassonografia transvaginal
INCORRETO : veja a variante B
D. a histerossonografia
INCORRETO : A HUSG é mais eficiente que o US endovaginal na detecção de patologias endometriais.
E. a ressonância nuclear magnetica pelvica
CORRETO : Trabalhos bem conduzidos reputam a prova como menos dependente do operador, logo reprodutível entre diferentes serviços. É eficiente nos úteros volumosos e naqueles com mais de 4 miomas. Úteros maiores que 250 cm3 (alguns dizem acima de 375 cm3 outros acima de 140 cm3) a priori, indicariam a RNMP em lugar do USG endovaginal, o que permitiria o diagnóstico diferencial de leiomiomas com massas pélvicas sólidas anexiais.
Gabarito: E
RATING: 2.99
Quanto à idade gestacional (IG)
Quanto à relação peso/idade gestacional:
Quanto ao estado nutricional:
FONTE:
1) Qual é a principal suspeita diagnóstica? A maior suspeita é de acidente escorpiônico............0,3 p;
Os acidentes por Tityus serrulatus são mais graves que os produzidos por outras espécies de Tityus no Brasil.
A dor local, uma constante no escorpionismo, pode ser acompanhada por parestesias. Nos acidentes moderados e graves, observados principalmente em crianças, após intervalo de minutos até poucas horas (duas, três horas), podem surgir manifestações sistêmicas. As principais são:
- Gerais: hipo ou hipertermia e sudorese profusa.
- Digestivas: náuseas, vômitos, sialorréia e, mais raramente, dor abdominal e diarréia
- Cardiovasculares: arritmias cardíacas, hipertensão ou hipotensão arterial, insuficiência cardíaca congestiva e choque
- Respiratórias: taquipnéia, dispnéia e edema pulmonar agudo.
- Neurológicas: agitação, sonolência, confusão mental, hipertonia e tremores.
O eletrocardiograma é de grande utilidade no acompanhamento dos pacientes.
Pode mostrar taquicardia ou bradicardia sinusal, extra-sístoles ventriculares, distúrbios da repolarização ventricular como inversão da onda T em várias derivações, presença de ondas U proeminentes, alterações semelhantes às observadas no infarto agudo do miocárdio (presença de ondas Q e supra ou infradesnivelamento do segmento ST) e bloqueio da condução atrioventricular ou intraventricular do estímulo.
Estas alterações desaparecem em três dias na grande maioria dos casos, mas podem persistir por sete ou mais dias.
O encontro de sinais e sintomas mencionados impõe a suspeita diagnóstica de escorpionismo, mesmo na ausência de história de picada e independente do encontro do escorpião. A gravidade depende de fatores, como a espécie e tamanho do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a massa corporal do acidentado e a sensibilidade do paciente ao veneno. Influem na evolução o diagnóstico precoce, o tempo decorrido entre a picada e a administração do soro e a manutenção das funções vitais. Com base nas manifestações clínicas, os acidentes podem ser inicialmente classificados como:
2) Quais são as medidas imediatas, sendo que a suspeita foi confirmada depois, achando-se a provável causa justamente no domicilio da criança?
- Leves: apresentam apenas dor no local da picada e, às vezes, parestesias.
- Moderados: caracterizam-se por dor intensa no local da picada e manifestações sistêmicas do tipo sudorese discreta, náuseas, vômitos ocasionais, taquicardia, taquipneia e hipertensão leve.
- Graves: além dos sinais e sintomas já mencionados, apresentam uma ou mais manifestações como sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, alternância de agitação com prostração, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma. Os óbitos estão relacionados a complicações como edema pulmonar agudo e choque.
Tratamento Sintomatico
Consiste no alívio da dor por infiltração de lidocaína a 2% sem vasoconstritor (1 ml a 2 ml para crianças; 3 ml a 4 ml para adultos) no local da picada ou uso de dipirona na dose de 10 mg/kg de peso a cada seis horas. (0,025 p)
Os distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos devem ser tratados de acordo com as medidas apropriadas a cada caso.(0,025 p)
Tratamento especÌfico
Consiste na administração de soro antiescorpiônico (SAEEs) ou antiaracnídico (SAAr) aos pacientes com formas moderadas e graves de escorpionismo, que são mais freqüentes nas crianças picadas pelo Tityus serrulatus (8% a 10 % dos casos). Deve ser realizada, o mais precocemente possível, por via intravenosa e em dose adequada, de acordo com a gravidade estimada do acidente. O objetivo da soroterapia específica é neutralizar o veneno circulante. (0,025 p)
OBSERVAÇÃO:A dor local e os vômitos melhoram rapidamente após a administração da soroterapia específica.
A sintomatologia cardiovascular não regride prontamente após a administração do antiveneno específico.
Entretanto, teoricamente, a administração do antiveneno específico pode impedir o agravamento das manifestações clínicas pela presença de títulos elevados de anticorpos circulantes capazes de neutralizar a toxina que está sendo absorvida a partir do local da picada. A administração do SAEEs é segura, sendo pequena a freqüência e a gravidade das reações de hipersensibilidade precoce. A liberação de adrenalina pelo veneno escorpiônico parece proteger os pacientes com manifestações adrenérgicas contra o aparecimento destas reações.
Manutenção
Os pacientes com manifestações sistêmicas, especialmente crianças (casos moderados e graves), devem ser mantidos em regime de observação continuada das funções vitais, objetivando o diagnóstico e tratamento precoces das complicações.(0,025 p)
A bradicardia sinusal associada a baixo débito cardíaco e o bloqueio AV total devem ser tratados com injeção venosa de atropina na dose de 0,01 a 0,02 mg/kg de peso. (0,025 p)
A hipertensão arterial mantida associada ou não a edema pulmonar agudo é tratada com o emprego de nifedipina sublingual, na dose de 0,5 mg/kg de peso. (0,025 p)
Nos pacientes com edema pulmonar agudo, além das medidas convencionais de tratamento, deve ser considerada a necessidade de ventilação artificial mecânica, dependendo da evolução clínica. (0,025 p)
O tratamento da insuficiência cardíaca e do choque é complexo e geralmente necessita do emprego de infusão venosa contínua de dopamina e/ou dobutamina (2,5 a 20 mg/kg de peso/ min), além das rotinas usuais para estas complicações.(0,025 p)
O conceito da plataforma pertence á um médico estrangeiro, formado na Republica Romênia, imigrado em 2005 no Brasil. Sem poder cumprir os requerimentos previstos na legislação brasileira, precisou se inscrever no Revalida. Como não era possível exercer a medicina, durante 4 anos trabalhou numa farmácia, mas não desistiu da sua profissão. Estudando com confiança e fé, finalmente fez a prova e passou... E não foi fácil.
O processo de estudo para revalidação levou anos. Foi justamente nesse intervalo que começou a construir o website Misodor, online desde 2008. Todo o conhecimento adquirido da bibliografia médica durante o estudo foi resumido na plataforma.
Isso permitiu que continuasse, em seguida, o processo da revalidação da especialidade, através da difícil Prova de Titulo organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ademais, usando o mesmo método - estudo do conteúdo programático e autoavaliação continua através de simuladores de provas da plataforma - passou no concurso da prefeitura e foi admitido no corpo clínico dos pediatras do Hospital Unimed da mesma cidade.
E não acabou ainda...
A minha jornada é a projeção do seu futuro
Garantimos sucesso não somente nas provas de Revalida, mas também, nas Provas de Titulo, nas provas de entrada na residência médica, nas provas de medicina vinculadas aos concursos públicos e geralmente tudo que implica conhecimento na área médica.
O site vai preparar você, candidato á qualquer concurso ou prova, através da bibliografia sempre atualizada, através do banco de 13172 questões objetivas, 146 questões discursivas e 175 casos clínicos, cujas respostas e gabaritos são comentadas em detalhe.
Não menos importantes para seu progresso são os simuladores online de provas - sistemas inteligentes e aleatorios que - pela sua escolha - concebem simulados de provas com correção automatica e comentários. Um sistema genialmente codificado que permite você experimentar live os modelos de prova da Revalida, da especialidade, da entrada em residência... e saber como e aonde você está nessa corrida para seu CRM.
O CADASTRO É GRATUITO.
E AINDA VAI SE SURPREENDER COM OS PREÇOS SIMBOLICOS!
CONFIE NO MISODOR!
FOI O MEU CAMINHO E SERÁ O CAMINHO DO SEU SUCCESSO.
EU GARANTO E ASSINO EMBAIXO:
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.