É A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDO E AUTO-AVALIAÇÃO VINCULADA PARA MÉDICOS E ESTUDANTES DE MEDICINA
ASSISTE NOSSOS TUTORIAIS
PROCURAR QUESTÕES PELA PALAVRA CHAVE
RATING: 2.82 ![]()
São achados clínicos decorrentes dos fenômenos de veno-oclusão e secundário à hemólise destas células afoiçadas, EXCETO:
A. crises álgicas
INCORRETO: Em cerca de 50% das crianças portadoras de doença falciforme SS até os dois anos de idade encontra-se crise vasoclusiva que acomete os pequenos ossos das mãos e pés. O primeiro episódio ocorre na infância - o dorso da mão ou pé se torna edemaciado e extremamente doloroso, alterações radiográficas só são evidentes após duas a três semanas do início do episódio, dura em média uma a duas semanas quando ocorre no primeiro ano de vida é sinal de doença de pior prognóstico.
B. lesões urticariformes generalizadas
CORRETO : Os fenômenos que ocorrem na doença falciforme são a consequência direta da hemólise das células afoiçadas ou como secundários aos episódios de vasoclusão. As bases fundamentais de todo o curso clínico da doença residem nestas duas eventualidades.
C. priapismo
INCORRETO : Priapismo é uma complicação relativamente frequente e ocorre quando as células falcizadas obliteram os corpos cavernosos e esponjoso e impedem o esvaziamento do sangue do pênis. Existem duas apresentações clínicas: priapismo agudo e priapismo recorrente ou “intermitente” (do inglês stuttering). Aapresentação aguda corresponde à ereção dolorosa, prolongada, que persiste por várias horas, ao passo que o priapismo recorrente é caracterizado por episódios
reversíveis da ereção que podem ocorrer em períodos variáveis, com duração de minutos, e também em múltiplos episódios no mesmo dia.
D. acidente vascular cerebral
INCORRETO : É a mais dramática intercorrência na doença falciforme e a segunda causa de mortalidade. Ocorre em cerca de 10% dos pacientes entre 5 e 20 anos!!! Infartos silenciosos foram documentados por testes de ressonância magnética. Principamente acometidas: artérias do polígono de Willis, a carótida interna,
O QUE ACONTECE COM ESSAS ARTÉRIAS? Há fragmentação e duplicação da lâmina elástica interna, hiperplasia da íntima, diminuição do lúmen da artéria.
COMO SE MANIFESTA?
O quadro tem início abrupto com: hemiparesia, alteração do sensório, afasia. Pior é que, se fizermos ressonância magnética, nesse momento, pode ser normal. Mesmo assím, ela deve ser realizada para que se estabeleça o diagnóstico diferencial com o AVC hemorrágico.
E. sequestro esplénico
INCORRETO : Observa-se, na primeira infância, uma esplenomegalia decorrente da congestão na polpa vermelha pelo seqüestro de eritrócitos falcizados nos cordões esplênicos e sinusóides, que evolui com a formação de trombose e infartos, culminando com a atrofia e fibrose do órgão. Este fenômeno, denominado de auto-esplenectomia, ocorre geralmente até os 5 anos de idade
Gabarito: B
RATING: 2.97 ![]()
- a regionalização do atendimento médico (0,0625 p)
- a hierarquização do atendimento médico (0,0625 p)
- criação de Centros de Trauma (0,0625 p)
FONTE:
1) Diagnostico diferencial de sindrome febril aguda:
- dengue (0,05 p)
- influenza (0,05 p)
- malaria (0,05 p)
- leptospirose, (0,05 p)
- oroupouche, outras viroses (0,05 p)
2) Informações relevantes:
- Epidemiologia para dengue e outras viroses (0,05 p)
- Historia de deslocamento, contato com matas (0,05 p)
- Ocupação (0,05 p)
- Historia de enchente (leptospirose) (0,05 p)
- História de ingestão hidroalimentar (febre tifóide) (0,05 p)
Todos os direitos reservados. 2025.
A VITÓRIA É SOMENTE SUA! O CAMINHO É NOSSO!
O site misodor.com.br está online desde 04 de novembro de 2008
O nome, o logo e o site MISODOR são propriedade declarada do webmaster
Qualquer conteudo deste site pode ser integralmente ou parcialmente reproduzido, com a condição da menção da fonte.