RESPOSTAS E COMENTARIOS OBJETIVA 1 CLINICA GERAL

 

1. A: o principal mecanismo causador de arritmias é a  reentrada, onde para que ela ocorra são necessários a coexistência de 3 condições básicas:  presença de 2 vias, uma das vias com bloqueio unidirecional, e a outra via com  condução lenta. A maioria das extra-sístoles e das taquicardias supraventriculares e ventriculares são causadas por reentrada.

2. B: Nefropatia incipiente (O PRIMEIRO ESTADIO):

  1. PBR certamente modificada: espessamento da MBG, expansão mesangial, obstruções glomerulares incipientes.
  2. Tem microalbuminuria que aumenta com 20% por ano, HTA moderada, filtrado glomerular menor que normal.
  3. A reversibilidade e parcial, pode atrasar a evolução ate IRC

3. B: As medidas mais efetivas em reduzir o risco e retardar a progressão da nefropatia são o controle glicêmico e da pressão arterial. No tratamento da micro e macronefropatia recomenda-se o uso de inibidores da ECA, exceto durante a gestação.

4. D: INSULINA DE AÇÃO INTERMEDIÁRIA – NPH: 

5.A PERGUNTA FOI CANCELADA

6. D: Nas crises epilépticas não são obrigatórios movimentos tônicos ou clônicos, pode ocorrer crise atônica, com perda de consciência e tônus postural, sem nenhum tipo de movimento. Geralmente o diagnóstico diferencial é clínico. Na crise epiléptica é característico o período pós ictal, enquanto na síncope a recuperação da consciência é pronta.

7. A

A sensibilidade e a proporção de indivíduos com a doença que são identificados corretamente pelo teste. Indica o quão bom é um teste em identificar a doença em questão.

As pessoas que tem comprovadamente a doença são, no caso, aquelas que tem mesmos hipoglicemia, certificado pela prova com glicoso-oxidase: 25 estavam realmente hipoglicemicos e de fato, 38 foram reportados.

A especificidade e a proporção de indivíduos sem a doença que são identificados corretamente pelo teste. Indica o quão bom é um teste em identificar indivíduo sem doença em questão.

 

Presente
Ausente
Positivo
25
38-25 = 13
negativo
???
392 - 25 = 367

SENSIBILIDADE = a / (a + c)

Unica necunoscuta e c, insa stim ca VPN a fost 99,7%

cum VPN = d/(c+d), atunci c = d(1 - VPN)/VPN

SENSIBILIDADE = a/[a +d(1 - VPN)/VPN] = 25 / (25+ 367 x 0,3) = 25/26 = 96,2%

ESPECIFICIDADE = d / (b + d) = 367/(367 + 13) = 96,5%

8. C: A prevalência descreve a força com que subsistem as doenças na coletividade. É um indicador de morbidade.

E claro, então, que, se mediremos direto a glicemia, vai aumentar o numero de casos conhecidos da doença, então a prevalencia tambem

9. C :(F F V V F)

No caso de candidias complicada a principal caracteristica e a presença das candidas não albicans (C. glabrata, C. kruzei, C. tropicalis):

Cada episódio de candidíase recorrente responde bem a terapêutica local ou oral de curta duração com derivados imidazólicos. No entanto, para obter uma remissão mais acentuada poderá ser instituída uma terapêutica de manutenção supressiva por 6 meses, que é eficaz no controle dos sintomas, embora 30 a 40% das mulheres venham a ter doença recorrente após o fim da terapêutica supressiva. O tratamento do parceiro sexual não é recomendado, devendo ser considerado nas infecções recorrentes = F

O teste das aminas e negativo (e positivo somente para infecções bacterianas. Consta em por KOH em contato com as loquias vaginais - resulta um forte cheiro de peixe. = F

A candidiase raramente se acompanha de infecção urinaria

10. C : Regimes terapêuticos - Terapêutica oral:
Itraconazol, cáp a 100mg; 400mg, uma vez por mês.
ou
Terapêutica tópica:
Clotrimazol, óvulos vaginais, 500mg, uma vez por semana.
ATENÇÃO !!! Candidose não-albicans - Usar terapêutica de longa duração, excluindo o fluconazol (frequentes resistências da C. glabrata e kruzei)

11 D O caso e claro de OTITE EXTERNA ja que pacientes com danos na pele do canal auditivo, tais como aqueles que têm alergia, psoríase, eczema,ou dermatite seborréica, têm maior probabilidade de desenvolver esta infeção. A dermatite da pele do canal auditivo está se tornando cada vez mais reconhecida como agente causador de otite. Infelizmente, trata-se de uma infecção aguda surgida num quadro diabetico, o que muda os dados da questão. A regra para as infecções diabeticas e que tem que ser tratadas energicamente, rapido e com antibioticos fortes, sendo que o diabetico apresenta falha deimunidade e que os germes são resistentes na maioria dos casos. No caso, a combinação mais eficaz seria ciprofloxacin mais antibiotico topico, ja que os corticoides são contraindicados em diabetico.

12 A: Síncope ou desmaio (do grego Synkope, interromper subitamente, parar de repente) é a perda súbita, transitória e reversível da consciência. Trata-se de um sintoma e não de uma doença primária como muita gente pensa. E essa perda transitória da consciência é causada gradualmente pela redução do oxigênio cerebral ou por liberação diminuida de glicose, devidas quer à baixa dessas substâncias no sangue quer à redução do fluxo cerebral. A síncope vasomotora (vasodepressora) caracteriza-se por uma perda súbita da consciência (desmaio) causada por um ataque vaso-vagal. A atividade simpática é inibida e a atividade parassimpática do nervo vago é aumentada, resultando em redução do débito cardiaco e da resistência vascular periférica, vasodilatação e bradicardia. De acordo com Franz Alexander, o medo agudo ou terror inibe o impulso de luta ou fuga, provocando o acúmulo de sangue nas extremidades inferiores, devido à vasodilatação nas extremidades. Esta reação resulta em redução do enchimento ventricular e queda no suprimento de sangue ao cérebro, com conseqüente hipóxia cerebral e perda da consciência. O exame de referencia e o tilt-test.

13 C A unica indicação compativel com esse caso seria tomar bastante liquido para evitar novos desmaios

14 D: Persistencia de canal arterial não da sincopas - e normalmente bem tolerada, normalmente esta descoberta na infancia. 5-10% dos pacientes podem desenvolver doença pulmonar obstructiva.

15 C: A abordagem da vítima com provável PCR deve ser iniciada com detecção de inconsciência. Constatado este fato, o socorrista tenta solicitar auxílio e, imediatamente, iniciar os procedimentos adequados. ATENÇÃO NESSE TIPO DE PERGUNTA !

16 D: Trata-se de uma morte estranha - jovem de 22 anos que morre subitamente. na maioria dos casos a morte e considerada suspeita - o diagnostico vai ser estabelecido na necropsia.

17 CANCELADA, MAS VALE A PENA RELEMBRAR QUE