Propriedades.

A penicilina G-clemizol contém o clemizol como fator de depósito, assim reduzindo-se o risco de reações alérgicas, porém sem modificar a eficácia terapêutica do antibiótico. A penicilina G-clemizol é um antibiótico b-lactâmico, bactericida, de pequeno espectro. Seu mecanismo de ação, igualmente ao das demais penicilinas, é a inibição da síntese da parede bacteriana, com a conseqüente lise da bactéria. Espectro útil: Streptococcus viridans, b-hemolítico e S. pneumoniae, Staphylococcus aureus não produtor de penicilinase, Neisseria Meningitidis e N. Gonorrhoeae, Clostridium, Actinomyces israeli, Treponema pallidum e Leptospira.É eliminada em cerca de 90% por secreção tubular, tornando assim necessário diminuir a dose ou aumentar o intervalo entre as doses em caso de paciente com insuficiência renal.

Indicações.

Infecções causadas por microrganismos penicilina-sensíveis envolvendo qualquer estrutura do corpo humano, seja em processos agudos ou crônicos. Profilaxia de recidivas da febre reumática.

Posologia.

Adultos: via intramuscular, a dose depende da gravidade do quadro clínico e do tipo e da sensibilidade dos microrganismos. A dose máxima é de 500.000UI por dia, a cada 12 horas. Crianças com idade inferior a 1 ano. Via intramuscular: 250.000UI por dia. Crianças entre 1 e 10 anos. Via intramuscular: 250.000 a 500.000UI por dia.

Reações adversas.

O principal efeito adverso é a hipersensibilidade ao fármaco, com possibilidade de apresentação desde reações cutâneas até um choque anafilático; o risco é maior caso o paciente seja portador de micose cutânea.

Precauções.

Não deve ser administrado por via intravenosa ou intratecal (lombar, suboccipital). Igualmente, não deve ser usado durante os três primeiros meses da gravidez, exceto quando estritamente necessário. Caso ocorram reações alérgicas cutâneas, recomenda-se suspender o tratamento e, se necessário, proceder à administração de adrenalina, anti-histamínicos e corticóides em doses adequadas.

Contra-indicações.

Hipersensibilidade à penicilina e outros antibióticos b-lactâmicos.