Acetato de retinol + colecalciferol

Uso adulto e pediátrico

Composição e apresentação - Frasco gotejador contendo 10 ml.

Cada ml (40 gotas) da solução oral contém: 50.000 UI de acetato de retinol (vitamina A) e 10.000 UI de colecalciferol (vitamina D).

Indicações - Hipovitaminoses A e D. No crescimento das crianças, em casos de raquitismo, espasmofilia, osteomalacia e para o aumento da resistência às infecções.

Contraindicações - Hipercalcemia, hipervitaminoses A e D ou osteodistrofia com hiperfosfatemia. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções e advertências - Pacientes fazendo uso crônico de altas doses de vitaminas A e D devem ser avaliados periodicamente pelo médico, a fim de se excluir a possibilidade do desenvolvimento de hipervitaminoses A e D. O médico deve avaliar a administração das vitaminas A e D aos pacientes portadores de aterosclerose, disfunção cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal.

Em pacientes com insuficiência renal crônica as concentrações séricas de vitamina A ficam aumentadas.

O consumo diário de quantidades maiores que 10.000 UI de vitamina A durante o primeiro trimestre de gravidez pode determinar anormalidades congênitas nos fetos. Gestantes não devem fazer uso de altas doses de vitamina A. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Interações medicamentosas - Antiácidos que contenham magnésio quando utilizados concomitantemente com vitamina D podem resultar em hipermagnesemia, especialmente em pacientes com insuficiência renal crônica. O uso concomitante de vitamina A e etidronato deve ser evitado, pelo risco potencial do surgimento de hipervitaminose A. O uso simultâneo de vitamina A e isotretinoína pode resultar em efeitos tóxicos aditivos. A ingestão de vitamina A juntamente com anticoagulantes orais pode aumentar o risco de sangramentos. O uso simultâneo de vitamina D e seus análogos, especialmente o calcifediol, não é recomendável, pelo efeito aditivo e potencial tóxico. O uso concomitante de vitamina D com preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos tiazídicos aumenta o risco potencial de hipercalcemia. Assim como o uso concomitante com preparações que contenham fósforo em doses elevadas aumenta o risco potencial de hiperfosfatemia. Os quadros de hipervitaminose D são particularmente graves em pacientes que fazem uso concomitante de glicosídeos cardíacos (digitálicos), pois os efeitos tóxicos dos glicosídeos cardíacos são potencializados pela hipercalcemia.

Reações adversas e alterações de exames laboratoriais - Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas com o uso do produto nas doses propostas. No caso do desenvolvimento de reação de hipersensibilidade, as manifestações clínicas são semelhantes às descritas para os quadros de hipervitaminoses A e D. O uso de doses acima das preconizadas pode determinar quadro de hipervitaminoses A e D, cujo tratamento consiste basicamente na suspensão imediata da medicação e outras medidas de suporte cabíveis.

Posologia - Cada duas gotas da solução contém 2.500 UI de vitamina A e 500 UI de vitamina D.

Para a prevenção das deficiências de vitaminas A e D: Recém-nascidos, lactentes e crianças até os 12 anos de idade: 2 gotas ao dia. Adolescentes e adultos: 2 gotas ao dia. Para o tratamento das deficiências de vitaminas A e D:

Tratamento do raquitismo/osteomalacia secundária à deficiência dietética (carencial): Crianças: 2 gotas ao dia. Adultos: 2 a 4 gotas ao dia, até a cura clínica. Após, 2 gotas ao dia como manutenção.

Tratamento do raquitismo/osteomalacia secundária ao uso de anticonvulsivante: Crianças: 2 gotas ao dia. Adultos: 2 a 4 gotas ao dia.

Gestantes e lactantes com ingestão inadequada de alimentos ricos em vitaminas A e D: 2 a 4 gotas diárias, a fim de se manter o aporte diário recomendado de vitaminas. O uso de AD-TIL® não deve exceder 8 gotas ao dia (10.000 UI de vitamina A) durante a gestação